quinta-feira, 26 de dezembro de 2013

Ufanista? Eu?


Hoje uma pessoa fez um comentário infeliz na minha foto de perfil do facebook dizendo que agora que estou fora poderia deixar de ser ufanista que no Brasil não tem nada que preste. Eu fiquei com uma vontade tremenda de dar uma boa de uma resposta, mas estou cansada de discussões de facebook. Ainda mais com pessoas que sei que não vão me acrescentar nada (e nem eu a elas, provavelmente) e que só vão me desgastar. A vida é muito curta pra gente ficar perdendo tempo com quem suga nossas energias boas. Ao invés de responder, optei por excluir a pessoa do facebook já que não foi a primeira vez que um comentário infeliz veio da parte dela. Mas a coisa não saiu da minha cabeça o dia inteiro. Decidi, então, desabafar por aqui mesmo. 

Pra mim, essa pessoa não deve nem mesmo ter noção do que significa a palavra ufanista pra dizer que sou uma. Logo eu que não me considero nem patriota. Quem quiser pode jogar pedra, mas eu acho que não devia haver fronteiras de nenhuma espécie no mundo. E por mais que isso seja utópico, é assim que eu penso. 

Apesar de não me considerar patriota, eu amo o Brasil! Sim, eu amo a sua gente, as suas cores, a sua natureza e a sua cultura. Como TODO PAÍS do mundo, o Brasil também tem um monte de problemas, um monte de coisas pendentes para serem resolvidas, mas falar que no Brasil não tem nada de bom é só reflexo de um sentimento de "cão vira-lata" que vários brasileiros tem. 

Mas vou contar uma coisa pra vocês: fora do mundinho fechado de quem odeia o Brasil, muita gente admira o nosso país! Pra quem fica aí pagando pau pra Europa devia conhecer antes de ficar dizendo que o Brasil é uma merda e a Europa é o supra sumo do mundo. Por incrível que pareça, aqui também tem um monte de problemas (e não me refiro apenas a Portugal, porque pude conhecer um pouco mais do que isso). Os EUA eu nem conheço, mas tenho certeza que isso também vale pra eles em virtude de conversas que tive com pessoas que já moraram lá. 

TODO PAÍS tem problema. Alguns estão em pior situação que outros num ou noutro sentido, mas nenhum lugar é perfeito. 

Não, eu não sou ufanista. Não, eu não amo o Brasil acima de qualquer coisa. Não, eu não sou cega e sei que tem um monte de coisas pra serem resolvidas. E como sei! Eu sou feminista! E como feminista eu poderia fazer uma lista enorme de problemas que vão muito além do feminismo e que o Brasil e vários outros países tem. 

Só mais uma coisa: se você não gosta do Brasil, vai embora. Hoje em dia é bem mais fácil do que era anos atrás. O que está te segurando?

Nenhum comentário:

Postar um comentário

What you share with the world is what it keeps of you - O que você compartilha com o mundo é o que o mundo guarda de você.