quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

Mais reflexões sobre relacionamentos

Eu tenho uma agonia profunda de quem mantêm relacionamentos não saudáveis, de quem prefere entrar dentro de uma bola de neve de brigas e grosserias a efetivamente buscar a própria felicidade. Que medo é esse que as pessoas tem de ficar sozinhas? Que dependência é essa do outro, independente de quem seja esse outro? Por que tanto pavor de ter que lidar com a própria companhia?

Eu não entendo. Sinceramente, não entendo. É uma sociedade doente, são pessoas doentes que depositam no outro toda a responsabilidade pela própria felicidade. Grande erro. Sei que não sou ninguém pra dar lições de relacionamento, mas de uma coisa eu tenho orgulho: nunca fui essa pessoa que corre atrás de relacionamento apenas porque é aparentemente mais fácil do que ficar sozinha.

Nunca compreendi e talvez nunca compreenda. Porque relacionamento não é fácil, porque conviver nunca é fácil. E talvez o maior problema dessas pessoas que depositam a responsabilidade pela própria felicidade no outro seja justamente achar que vai ser fácil. Porque aí o primeiro probleminha é motivo pra terminar, se um dos dois levanta a voz já é o maior absurdo do Universo. A vida a dois não é um filme da Disney (ainda bem hahahah).

Parem, pelo amor de Deus, parem! Relacionamento não é só receber, relacionamento também é dar, relacionamento é troca, é abrir mão, é "engolir sapo", é deixar o orgulho de lado vez ou outra... Parem com essa ilusão de que o outro tem obrigação de te fazer feliz, parem de achar que tudo vai ser simples e que suas necessidade vão ser todas satisfeitas.

Quem tem responsabilidade pela nossa felicidade somos nós mesmos. Por isso sempre vou defender a beleza e a necessidade da solidão, de aprender a apreciar a própria companhia e de ser suficiente para si próprio. O outro não merece ter o peso de ter que fazer você feliz. Não é justo com ele, não é justo com você.

Por favor, parem de brincar com seus corações e com os de outras pessoas. Parem de tentar pular de galho em galho em busca de algo que é de sua responsabilidade. O nosso coração é frágil e não merece ser tão maltratado assim.

Um fato incrível: quando você consegue ser feliz sozinha (o), você acrescenta felicidade quando se relaciona com o outro (e isso em qualquer tipo de relação, não apenas essa de que trato no texto). E relacionamento tem que ser soma, porque assim a felicidade é muito maior. 

No fim das contas todos buscamos o Amor. Mas não somos nós que o encontramos. É ele que nos encontra! E ele não costuma vir muito rápido, é mais uma construção do tempo. Só que ele costuma chegar quando menos esperamos! E geralmente quando já somos capazes de somar felicidade e não quando queremos que o outro nos faça feliz. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

What you share with the world is what it keeps of you - O que você compartilha com o mundo é o que o mundo guarda de você.