terça-feira, 28 de maio de 2013

Trabalhar 8h por dia?

De uns tempos pra cá venho questionando a necessidade de se trabalhar demais, de se ganhar muito bem e comprar coisas apenas para satisfazer uma necessidade criada por meio de um marketing bem feito. Esse american way of life está bem longe de ser o que eu quero pra mim. Sempre esteve. Depois do minimalismo então... mais ainda. 

Mais do que dinheiro, bom mesmo é ter tempo pra fazer o que realmente vale à pena nessa vida, que é estar com pessoas amadas. E para isso pode-se gastar bem pouco. É por isso que não quero me render a essa vida projetada por outros para atender ao sistema. Eu quero ser feliz antes de qualquer coisa. E isso inclui não ser fissurado por um trabalho que toma todo o meu tempo (independente de se trabalhar ou não no que se gosta, é preciso não esquecer que a Vida vai muito além disso).

Eu quero meu amor, meus amigos, minha família. Quero meus hobbies, quero cuidar de mim e quero não ser uma louca que prega por aí que "tempo é dinheiro". Tempo é muito mais do que isso. Tempo é o que temos agora. E ele passa rápido. Como passa... 

Daí vem a tal da Lei de Parkinson nos dizer que quanto mais tempo temos para fazer uma coisa, mais tempo demoraremos para fazê-la. É a famosa arte de enrolar que praticamente todos nós dominamos. A contrario sensu, se temos pouco tempo, daremos um jeito de fazer aquilo naquele tempo e, acrescento ainda, que normalmente fica mais bem feito, porque precisamos fazer com mais atenção, já que não teremos como corrigir ou refazer depois. Eu sou um exemplo vivo de quem faz melhor quando tem menos tempo.

Alguns trechos para refletir:

"As grandes empresas não ganharam seus milhões promovendo honestamente as qualidades dos seus produtos, elas ganharam ao criar uma cultura de centenas de milhões de pessoas que compram bem mais do que precisam e tentam afastar insatisfação com dinheiro.
 (...)
 Pessoas saudáveis e felizes não sentem que precisam de muita coisa que já não tenham, e isso significa que elas não compram um monte de porcarias, não precisam de tanto entretenimento e acabam não assistindo a tantos comerciais.
(...)
A não ser que você seja uma verdadeira anomalia, o seu estilo de vida foi previamente projetado".

Esses trechos são de um texto que me fez sentir nessecidade de escrever isso por aqui, porque tem é tempo que penso sobre isso... Vale à pena ler: O seu estilo de vida já foi projetado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

What you share with the world is what it keeps of you - O que você compartilha com o mundo é o que o mundo guarda de você.