quinta-feira, 17 de janeiro de 2013

"Engole seu coração e se ama por dentro"


Ando pensando muito em relacionamentos. Em como fazê-los dar certo. Porque é óbvio que o Amor compartilhado não é suficiente. Acredito que ele seja apenas o começo. "Eu te amo. Você me ama. Vamos construir uma vida juntos?" Isso exige muito mais do que se pode imaginar inicialmente. Alguns sacrifícios vão acabar se mostrando necessários (se bem que se a outra pessoa for realmente importante não vai ser tão sacrificante assim), um exercício de paciência vai ser constantemente exigido etc. 

Uma amiga que tem o relacionamento mais longo que conheço (e "acompanho" desde o início) entre pessoas da minha faixa etária sempre disse que namorar é uma arte. E não é que ela tem razão? Aprender a conviver com o semelhante é uma arte. Mais ainda quando se trata de alguém com quem você pretende conviver e contruir uma vida. 

Minha experiência com a coisa é relativamente pequena para alguém no auge dos 23 anos (tá, nem tanto, tenho amigas que conseguem ser menos experientes que eu!). E de fato muita coisa do que tenho aprendido é observando relacionamentos alheios. Lógico que não tem receita. Cada ser humano é diferente do outro e, portanto, cada relacionamento é diferente do outro. Mas acredito que existem alguns pontos meio universais (ao menos quando se trata de Ocidente). E olha que nem vou citar fidelidade, porque acredito que isso deve decorrer de um "acordo" entre as partes, que podem perfeitamente optar por um "relacionamento aberto".

Respeito, por exemplo. Isso sim é universal. Nenhuma relação será duradoura se não houver respeito. Todo ser humano deve ser respeitado por ser humano. Aliás, todo ser deve ser respeitado sempre. E quando se trata de relação privada isso é ainda mais importante, porque se não houver respeito, não há sentimento nenhum que se sustente de forma saudável. 

Outro ponto que considero de suma importância para que "dê certo" é a pessoa se amar antes de amar o outro. É o clichê de não precisar do outro pra viver. Você tem que ter consciência de que pode ser feliz sem ele. A relação tem que ser uma soma. Sempre. "Engole seu coração e se ama por dentro". Se não for assim, nunca dará certo. E se ficarem juntos, não será saudável. E se não for saudável, pra que manter? É o outro clichê do "antes só do que mal acompanhado". Ame-se primeiro. Só depois de aprender a se amar é que você estará pronto pra dedicar seu amor a outra pessoa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

What you share with the world is what it keeps of you - O que você compartilha com o mundo é o que o mundo guarda de você.