segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Becoming Minimalist - The Beginning

Não me perguntem o porquê do título em inglês. Talvez seja influência por ter lido tantos textos e blogs sobre minimalismo em inglês (embora todos os que relacionei no Miscelânea sejam em português). Bom, vamos aos fatos: 

O Minimalismo surgiu há pouco mais de 20 dias em minha vida. Por meio de um depoimento pessoal que li no facebook me interessei e comecei a pesquisar sobre o assunto. E olha, tem MUITA coisa sobre isso na internet, muitos blogs, muitas pessoas que resolveram aderir a esse "estilo de vida" e compartilham suas experiências e acabam inspirando outras pessoas a seguir caminhos semelhantes. É incrível pensar que eu nunca tinha me deparado com isso. 

Para alguns talvez pareça precipitado começar a mudar tão rápido não tendo nem um mês que comecei a pesquisar sobre o assunto. E minha ideia inicial era transformar essa ideia em um dos objetivos principais de 2013. Porém, não preciso de data marcada pra começar a ser quem eu quero ser. Além disso, sou ansiosa. Quando descubro algo que faz meu coração bater mais forte, que me faz pensar que talvez essa coisa agregue valor à minha vida (no caso, me faça mais feliz) não tenho paciência pra esperar. Então nesse final de semana eu comecei. Comecei uma revolução. 

Sim, eu quero revolucionar a minha vida e a forma como enxergo a realidade. 2012 está sendo um ano de muitas mudanças internas e de muito aprendizado. Sinto que estou me reencontrando! E não apenas isso. Estou também encontrando a pessoa que quero ser. E vou me esforçar para sê-lo. E o Minimalismo talvez seja uma das grandes partes da pessoa que almejo ser. 

Bom, mas pra quem não faz ideia do que estou falando: "que porra é essa de Minimalismo?" Como não tenho a pretensão de definir algo a que "um sem número de pessoas" começou a aderir, preferi tirar uma breve (brevíssima!) definição de um texto que estou terminando de ler:

“Minimalism is about getting rid of the things in your life that don’t add value so you can focus on the things that do. Beyond that, it’s a person-by-person set of rules.” (http://wandrlymagazine.com/lifestyle/minimalism/)

Tradução livre minha (rs): "Minimalismo significa se livrar de coisas em sua vida que não agregam valor para que você possa se ​​concentrar nas coisas que o fazem. Mais do que isso seria apenas um conjunto de regras colocadas de pessoa para pessoa". (Não está literal. Tentei pegar mais o sentido da coisa juntando com tudo que li do que a literalidade da definição. Traduzir é difícil, gente! hahaha)

Acho que o Minimalismo é uma forma de enxergar a vida, de simplificar as coisas e de optar por não fazer parte de um consumismo desenfreado que leva as pessoas a cometerem loucuras. Sempre busquei enxergar felicidade nas coisas simples da vida e sempre me irritou essa gente que só pensa em dinheiro. Por isso acredito que de certa forma, mesmo antes de eu saber que existia, o Minimalismo já estava um pouco dentro de mim. Só precisava colocá-lo pra fora. E é isso que vou fazer.

Comecei pelo exterior. Fiz uma arrumação no meu quarto que nunca tinha feito igual. Comecei sexta-feira e só fui terminar no domingo. Demorou umas 15 horas. E a sensação no final foi de leveza. Leveza por ter me livrado de um guarda-roupas que há muito tempo já me envergonhava por ter tanta coisa diante de pessoas que não têm nada e leveza por ter me livrado de tantos materiais de uma faculdade que está longe de ser o meu sonho. Tudo está mais organizado e vazio. Ainda não tenho a pretensão de ter um guarda-roupa de 30 peças (http://www.everydayminimalist.com/?p=1500) - não tenho estrutura e nem as peças-chave que são necessárias pra isso. Mas me livrei de muita coisa. Até contabilizei tudo:

(peça / "coisa": antes / depois)


Roupas:

- vestidos: 15 / 11 
- blusas de manga comprida: 16 / 04
- blusas de manga 3/4: 08 / 05
- blusas de manga curta: 30 / 18
- blusas sem manga: 28/ 15 
- blusas tomara que caia: 02 / 02
- blusas de frio (lã): 09 / 05
- moletons: 04 / 03
- outros casacos e blusas de frio: 05 / 03
- "camisas": 04 / 03
- calças jeans: 06 / 04
- leggings: 07 / 05
- saias: 07 / 05
- shorts: 15 / 07
- calças de "ficar em casa" (vulgo "feias" hahahaha): 02 / 01
- camisolas: 08 / 05
- pijamas: 02 / 02
- boleros 02 / 02

- cachecois: 04 / 03
- meias-calça: 06 / 04
- tops: 03 / 01
- chapéu / boina: 02 / 02


Total: 185 / 110 (salvo erro de cálculo). Ainda tem coisa em excesso, mas já foi um avanço tremendo! Quase metade do meu guarda-roupa foi embora (não sem um comentário da minha mãe: "tem certeza que vai doar isso tudo?" " Tenho, mãe. Absoluta")


Bijouterias:
- colares: 17 / 09
- brincos: 35 / 18
- aneis: 05 / 04
- pulseiras: 09 / 04

Total: 66 / 35. Quase metade. Yay \o/


Make-up:

- pinceis: 08 / 04
- batons, brilhos, gloss: 12 / 07
- rímel: 04 / 02
- delineador: 01 / 01
- lápis: 01 / 01
- sombras: 08 / 04
- pó compacto: 01 / 00
- apontador: 01 / 01
- blush: 01 / 01
- paletas 03 / 02 (vale dizer que a maior paleta foi pra doação, as que ficaram são beeeem menores)

Total: 40 / 23 


Sapatos (nunca fui o tipo de mulher viciada em sapatos):

- botinhas: 02 / 02
- sapatilhas: 03 / 02
- All Star: 03 / 02
- sandálias de salto: 03 / 03
- rasteirinhas: 04 / 03
- chinelos: 02 / 02
- tênis: 01/ 01
- "sapatênis" (não sei definir esse tênis que não é tênis): 01 / 01
- botas: 03 / 02

Total: 22 / 18


Bolsas (também nunca tive esse vício): 08 / 05



Eu duvido que alguém leia esse post, porque tá ficando enorme. Mas ele serve também pra mim, pra eu guardar como foi o começo dessa transformação de mentalidade e de vida. 

Sei lá, acho que vale muito a pena se desapegar do que não agrega valor à nossa vida. Sejam coisas ou sentimentos. Isso é importante até mesmo para que possamos nos apegar ao que vale a pena, sejam pessoas, hobbies, sonhos. Enfim. To curtindo demais essa vibe. 

Ainda não descobri qual é o meu sonho maior. Mas já sei o que não quero. E sei aonde quero que meu sonho me leve, seja ele qual for. Estou buscando. Sempre.

:)

Imagens pra inspirar:


Materiais de faculdade e outros (antes)




Quase tudo pro lixo.



(Depois)



Guarda-roupa (antes):







 (Depois) 



 (Parece cheio como antes, mas é que blusas que estavam nas gavetas e na outra parte do armário passaram pra cá pra ficarem mais organizadas)




  
 O caos instalado:



Coisas pra doação mega desorganizadas:



Coisas para doação já bonitinhas para serem levadas:



Maior post de todos os tempos! hahaha


Nenhum comentário:

Postar um comentário

What you share with the world is what it keeps of you - O que você compartilha com o mundo é o que o mundo guarda de você.